Ir para o conteúdo principal
Voltar

MarketingVarejo

Régua de relacionamento: use e melhore a estratégia de marketing

regua de relacionamento

Segundo estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, os varejistas vêm optando por priorizar a estratégia omnichannel (41%) e e-commerce (21%). A decisão reflete uma preocupação em fortalecer as vendas online e a melhorar continuamente a experiência do consumidor. 

Na prática, o recurso destinado para marketing no varejo é distribuído em várias iniciativas. Sendo assim, muitas mensagens de engajamento e promoção podem ser divulgadas em uma régua de relacionamento, que, geralmente, usa e-mail marketing e automação.

A estratégia é adotada pelo varejo para se conectar com seus clientes. Entenda a dinâmica da régua de relacionamento e conheça os resultados que podem ser alcançados.

Régua de relacionamento: ferramenta para criação da estratégia de marketing digital

A régua de comunicação é uma grande aliada nas estratégias de relacionamento, pois pode ser aplicada em qualquer uma das etapas do funil (topo, meio ou fundo). 

Em síntese, a régua de relacionamento é definida como um conjunto de ações que fazem parte da estratégia de marketing e ajudam a fortalecer o relacionamento da loja com o cliente.

Com estratégias e estruturas avançadas é possível fazer disparos de e-mail baseados no comportamento do usuário considerando variáveis como: cliques, aberturas e interesse por cada tópico.

Após aplicada, a régua de comunicação pode gerar resultados positivos com as interações certas, sendo os principais:

  • Transformar um lead frio em um lead quente;
  • Nutrir leads, transformando-os em leads qualificados;
  • Entender como o funil de vendas está funcionando;
  • Manter a marca na memória do consumidor;
  • Diminuir a taxa de rejeição e aumentar a conversão.

Vantagens da régua de relacionamento

Você pode não saber ainda, mas tem uma série de boas razões para usar a estratégia de régua de relacionamento. Confira:

Maior taxa de engajamento

Ao enviar mensagens relevantes para os consumidores, eles passam a ver a loja como uma referência e conectam a sua marca a valores positivos. Na prática, um conteúdo de valor desperta a atenção do público e gera um maior engajamento.

Aumento do LTV (Lifetime Value)

A régua de relacionamento tende a contribuir para o aumento do LTV. Afinal, quando um cliente está engajado e faz compras recorrentes, ele fica mais tempo “na casa”, o que aumenta a média de faturamento por cliente.

Crescimento da retenção de clientes

Além de serem usadas para a conversão de leads, as automações de e-mail marketing também proporcionam o aumento do engajamento dos clientes atuais. Para estreitar o relacionamento com os clientes, a loja pode criar mensagens com diferentes temáticas. 

É possível, por exemplo, disparar um email com ideias criativas de como usar determinado produto em uma data especial. Nesse sentido, a régua de relacionamento contribui para a retenção de clientes, estratégia mais barata do que atrair novos consumidores.

Leia também: O que é retenção de clientes: Técnicas que você precisa saber!

Redução do tempo de venda

Com uma régua de comunicação com mensagens claras e bem estruturadas, voltadas para as dores das personas, você pode sanar boa parte das objeções de vendas entre o primeiro e o último e-mail. 

Como criar uma régua de relacionamento

A importância de uma regra de comunicação eficiente é notável. Mas, afinal, como construir uma para a sua loja? Existem alguns pontos importantes que precisam ser levados em consideração.

Abaixo, confira quais são eles:

1. Saiba com quem você está falando

Para qualquer estratégia de sucesso, o primeiro passo é entender o comportamento do seu público, para saber quais formatos de conteúdo podem causar mais impacto. 

Da mesma forma, é fundamental ter as personas bem definidas. Assim, você tem condições de alinhar aspectos como linguagem e tom de voz, decisivos para a conexão com os leads e clientes.

Conhecendo as personas da loja, use a régua de relacionamento para construir uma relação amigável e de confiança, estimulando a proximidade do cliente com a marca e o consumo de serviços e produtos.

Para isso, pergunte-se sempre:

  • Com quem eu falo?
  • Qual é o propósito da comunicação?
  • Qual é o tom de voz ideal?
  • Esta é uma mensagem mais formal ou informal? 

2. Entenda suas necessidades e o que você pode oferecer

O lead vê valor no seu contato quando a mensagem o ajuda a sanar uma dor ou solucionar um problema que o mesmo possui (ou ainda não sabe que existe). 

Se o usuário demonstrar interesse pela mensagem que você entregou a ele, aproveite a oportunidade para oferecer um conteúdo rico, que irá despertar ainda mais a sua atenção para o tema. Com essa oferta, o lead passa a ver sua loja como especialista no assunto.

Alguns exemplos práticos de materiais que podem ser distribuídos e produzidos são:

  • E-books;
  • Conteúdo do blog ;
  • Infográficos;
  • Whitepaper;
  • Podcasts.

3. Saiba a hora certa de enviar cada comunicação

Uma boa comunicação precisa ocorrer no momento certo. Afinal, ninguém gosta de mensagens constantes e repetitivas. 

Se a loja abordar o lead na hora errada, as mensagens da régua de relacionamento podem até aumentar a taxa de rejeição.

Por isso, é importante tomar cuidado para não ser invasivo, enviando um alto volume de mensagens em um curto intervalo de tempo.

O ideal é organizar seu fluxo de mensagens, garantindo um espaço confortável entre um contato e outro, variando também o meio. Explore diferentes formatos, como SMS, mensagens via Whatsapp e e-mails.

4. Escolha os canais certos para atingir o seu público

Durante a nutrição da régua de relacionamento, seja assertivo na hora de escolher em qual canal falar com o lead. Crie a mensagem certa no canal mais indicado. Alguns dos canais mais utilizados e eficazes  são:

  • E-mail: é o canal estratégico e mensurável para alimentar a régua de comunicação. Com diferentes layouts e tamanhos, você pode se comunicar com várias personas, simultaneamente, usando a automação de email marketing;
  • SMS: o Short Message Service também é uma forma rápida de enviar mensagens curtas. Com apenas 160 caracteres por mensagem, o foco neste canal são mensagens rápidas e simples, direcionando para uma ação;
  • Whatsapp: agora, o app vai muito além da troca de mensagens entre dois usuários. Com ferramentas de automação, é possível usar esse canal para disseminar informações e ficar mais próximo do lead na régua de relacionamento.

5. Estruture seus fluxos considerando o comportamento dos clientes e leads

A régua de relacionamento deve ser estruturada em um fluxograma, que permite organizar o visual das mensagens que serão enviadas. Ao criar esse fluxo, é possível organizar as datas de envio, desenhando o modo como os emails se complementam na régua de relacionamento, nas diferentes etapas da jornada do cliente.

6. Use a automação para melhorar seu CRM

Com um bom CRM para o varejo, a loja usa a tecnologia da automação de email de maneira estratégica para potencializar o contato com o cliente, garantindo mais agilidade e eficiência nos processos, bem como aumento no nível de engajamento e retenção.

Para desenvolver uma régua de relacionamento no varejo, é importante contar com uma plataforma completa, como a Propz, que fornece suporte em todas as etapas. Desde a captação de dados até a parte final da conversão, a ferramenta também viabiliza a nutrição de leads no pós-venda.

Se você busca explorar a estratégia de régua de comunicação para realizar ofertas personalizadas, conheça a Propz. Invista em automação na comunicação e veja sua loja crescer. Entre em contato e conheça nosso CRM!

Compartilhe