Retail marketing: inteligência artificial a favor da experiência de compra

Tabloide - Ativação omnicanal

Campanha mobile personalizada com a tecnologia desenvolvida pela Propzmedia enviada por um dor maiores varejistas do Brasil.

O mercado de consumo vem sofrendo grandes e constantes mudanças, nos últimos cinco anos, em decorrência tanto da alteração do comportamento do consumidor pelas revoluções tecnológicas que transformaram o hábito de consumo.Dessa forma, o varejo físico se vê obrigado a correr para acompanhar o desenvolvimento tecnológico de novas ferramentas, que condizem tanto com as necessidades do consumidor em formas de pagamento como em relação a se mostrar relevante aos clientes — que deseja (e precisa) conhecer cada vez melhor.

O Big Data, por exemplo, já deixou de ser mera prova de conceito (PoC — Proof of Concept) e passou a ser realidade na rotina dos principais líderes do varejo brasileiro.

O pulo do gato e a tecnologia a favor da jornada do cliente

A partir do desenvolvimento de algoritmos em machine learning, o consumidor passou a ter oportunidade de consumir com mais eficiência e de forma cada vez mais personalizada. Ninguém mais tem interesse em passar horas fazendo pesquisas entre supermercados ou farmácias para comprar produtos diferentes em lojas distintas, por questões de preço.

Desde sites com conteúdo único e específico para cada nicho, oferecimento de atendimento personalizado e pós-venda, até a transferência dos tradicionais tabloides em papel para o formato digital, na palma da mão, com produtos personalizados enviados no celular ou e-mail do cliente cadastrado.

Hoje, após o amadurecimento de técnicas de aprendizado de máquinas, que se adaptaram às formas que a tecnologia trouxe ao consumidor, tornaram-no mais autônomo diante de suas próprias escolhas, há um novo caminho ao varejo de alta frequência para ser seguido.

Em um mercado de consumo saturado, altíssima concorrência nos grandes centros, e repleto de estratégias de marketing em todos os veículos de comunicação, há apenas uma forma de agregar o consumidor a algo inédito: encontrando o que, de fato, ele busca, e se adiantando (prevendo) sua decisão.

Sim, a tecnologia alcançou patamares técnicos e práticos através dos quais o consumidor pode ter toda a sua busca e login em sites, assim como seu histórico de compras no supermercado ou farmácia, monitorados e que possibilita a criação de um perfil específico, como uma persona com desejos e necessidades, através do qual é possível identificar qual (quais) será(ao) a(s) próxima(s) compra(s).

Inteligência artificial para o Retail Marketing

Qual o resultado efetivo das campanhas de e-mail marketing que sua empresa envia aos milhares de clientes? Quanto desse investimento é revertido em compra, lucro?

A inteligência artificial se fortalece cada vez mais como grande ferramenta de geração de insights para otimizar campanhas e sugerir ações específicas em canal e horários mais adequados que seriam impossíveis de se obter rapidamente de forma escalável.

Já existem no mercado ferramentas que possibilitam esse acompanhamento e medição de resultados na boca do caixa, possibilitando novas formas de métricas e consequentemente mais resultados ao varejo de alta frequência.

O que o mercado de consumo e, sobretudo, os profissionais de marketing têm em mãos é a tecnologia impulsionando resultados em vendas, ou seja, a inclusão de profissionais da área trabalhando em prol do desenvolvimento de estratégias modernas e inovadoras, utilizando a tecnologia para engajar e fidelizar mais.

Com estratégias de marketing elaboradas com objetivo de alcançar cada consumidor de acordo com o rastreamento do histórico de compras tanto de pesquisa quanto de vendas, é possível apontar ao interessado o melhor produto, em sua melhor oferta, como a melhor oportunidade, trazendo maior eficiência operacional e vendas, minimizando perdas nas missões de compra.

Saber a próxima compra de seu cliente faz a diferença para a sua empresa?

Com a união de uma boa estratégia de marketing, reconhecendo o perfil de seu público-alvo e avaliando oportunidades, ameaças e todas as ferramentas oferecidas ao bom profissional da área, é possível agregar valor à sua estratégia através da disseminação na internet.

O marketing da sua empresa está preparado tecnologicamente e estrategicamente para saber o que o cliente irá comprar na próxima semana?

Como a Propzmedia destaca suas ofertas no mercado de consumo

Uma empresa que utiliza inteligência artificial, mapeamento estratégico, aplica de maneira efetiva o Big Data e tudo o que tem a oferecer e, sobretudo, é capaz de se adaptar e predizer o comportamento de cada consumidor em tempo real e de forma automatizada. É possível trazer mais vendas, mais engajamento e mais rentabilidade em cada comunicação de marketing. Sempre de forma personalizada e automatizada.

Em um mercado de consumo pouco aquecido, com muitos concorrentes e clientes cada vez mais críticos e bem informados, buscando pelas melhores ofertas; quem dá o passo definitivo à frente da concorrência sabe da importância e dos benefícios que o pioneirismo traz ao implementar uma tendência de mercado.

Por isso, nada melhor do que o seu consumidor ter a melhor oferta, na melhor hora de compra, com um preço campeão nas proximidades, provando que é possível aliar os dados e histórico de seus clientes à resultados financeiros para o seu negócio.

Conheça quem são os varejistas que já estão se beneficiando desse tipo de inovação tecnológica e colhem resultados significativos tanto em vendas como em faturamento — www.propz.com.br.

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